segunda-feira, 4 de março de 2013

O que é realmente essencial?

Se tem uma coisa que o ser humano sabe fazer bem, é se preocupar. Seja com seus atos, com as ações dos outros, com o que comer, o que vestir, com o que pensarão, como será o futuro, quais serão as consequências, e tantas outras coisas, que mesmo ainda não existindo, podem ser motivo para preocupações. E ficamos tão retidos e fechados em nossos medos, que deixamos passar despercebidas as coisas que realmente são valiosas. Pode-se dizer que nós nos perdemos em nossos próprios pensamentos, sem nem perceber o quanto de tolice, egoísmo e importância eles têm.

E mesmo estando assim, tão fechados às nossas próprias vontades e opiniões, temos a percepção de quão penosa é a situação, mas o que fazer, se não sabemos viver de outra maneira? É simples, Jesus nos indica como, é justamente no encontro com ele, luz do mundo, que todas as trevas se apartam, e tudo fica mais claro.

É preciso apenas que estejamos dispostos a ouvi-lo, e depois vai ser inevitável não querer seguir suas palavras. Pois é  Jesus que vem nos mostrar o amor paternal que Deus tem por nós, ele próprio é a prova disso, enviado para que fôssemos salvos. Iluminados pela  sua luz, tudo que é obscuro se dissipa, e aí, eu convido você a reparar no mundo a sua volta, em cada detalhe dele, e se você não sabe, Deus criou tudo isso. Pense nas plantas, nos animais, em todos os seres vivos, perceba que eles não perdem tempo algum com preocupações, mas vivem e sobrevivem desde o início dos tempos, e se você não sabe, todos eles são regidos por Deus.

Agora, volte ao universo humano, veja como somos agraciados, Deus nos fez, e podemos dizer: comparados a qualquer outro ser vivo, somos superiores. E se você não sabe, a permissão para isso veio de Deus e o Seu amor é tão grande que além de nos presentear com o dom da fala, da consciência, da inteligência, Ele ainda nos concedeu a liberdade para escolher, para mudar, para ir adiante, ou voltar atrás, a escolha é nossa.

Finalmente, eu pergunto a você: acha mesmo que alguém tão maravilhoso, tão misericordioso e com tanto amor, deixaria que algo nos faltasse? Seria tão egoísta? Eu acho que não, tenho certeza que não. Se há alguém em quem podemos confiar, é em Deus. Se há alguém em quem devemos esperar, é em Deus. Se há alguém a quem devemos entregar nosso coração e nossa vida, é a Deus.

Por isso, nesta quaresma te convido a buscar o que realmente é valioso em nossa vida: o amor de Deus, é nele que encontramos o que é sincero, o que é necessário e principalmente, o que é eterno. Então, procure se desfazer de tudo que é supérfluo (seja espiritual ou material), desfaça-se de tudo que é desnecessário, busque aquilo  que realmente é essencial (a nossa fé, a presença de Deus, a caridade, o serviço), e você encontrará o verdadeiro tesouro. Mas saiba que como tudo que é valioso, ele também é difícil de guardar, de proteger. É preciso disponibilidade, vontade e persistência.

Buscai a Deus e Seu reino, sem medo, entregue o seu coração, seus desejos, seus sentimentos, tenha fé, espere, e Ele tudo fará !

Busquemos o que é essencial, busquemos a Santidade !

P.S.: o texto de hoje foi uma reflexão do evangelho de São Lucas (12, 22 - 34). Leia a bíblia, ela é a palavra de Deus para nós. Aconselho também a escutar a canção "Nada me falta", da Eliana Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário