quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Refletir e meditar é fundamental.

             Eu com certeza já falei isso aqui, mas faço questão de repetir, Eclesiástico, de todos os livros da bíblia, é o que me responde com maior clareza. Por isso o post de hoje mais uma vez é inspirado nos ensinamentos deste livro, mais especificamente sobre a importância da reflexão antes de tomar decisões.

              Em quase todos os momentos de nossa vida somos levados a decidir, há sempre algo para escolher. Mas é durante a juventude, ou melhor, durante a adolescência que ficamos diante das situações mais críticas, as escolhas vão se tornando mais pessoais ao decorrer desse período e também mais decisivas, mais permanentes. Nosso caráter está em fase final de formação e são as escolhas feitas por nós que determinarão basicamente a nossa vida adulta. É daí que vem a necessidade de refletir. É pena, que muitos dos jovens escolham ou achem mais natural, não sei, agir por impulso, fazer escolhas de momento, pensando erroneamente que é dessa maneira que se vive o presente, que se alcança a liberdade, ou ainda, a plenitude. Mas enganam-se feio. Decisões mal balanceadas levam a consequências impensadas, e, por conseguinte a problemas de difícil solução.
       Atualmente não é incomum encontrar adolescentes que escolheram mal, ou que fizeram algo por impulso e acabaram mal, ou que fizeram algo por impulso e acabaram pais, mães, ou até mesmo viciados. Porém, não refletir pode trazer consequências menos alarmantes, mas que também castigam e suprimem nosso bem estar.
        Em tempos de vestibular, por exemplo, é necessário fazer escolhas: qual curso? Qual universidade? Entre outros questionamentos que nos levam a optar ou não por continuar os estudos e seguir adiante.
          Uma escolha mal pensada ou mal feita por falta de reflexão deixa-nos vacilantes em meio aos desafios que são uma constante na vida de todo ser humano, independentemente do que, ou de como ele escolha.
        Assim, é importante e benéfico para nós ter certeza sobre aquilo que dominamos, é por meio dessa certeza que encontramos a força necessária para inibir todo tipo de obstáculo. É preciso colocar os prós e contras de cada decisão numa balança, pensar para escolher bem.
         Se você, assim como eu, já fez a sua escolha depois de pesar tudo, mantenha-se firme! Pois seremos bombardeados por opiniões e pressionados por modismos e opositores. Por outro lado, também não podemos esquecer-nos da nossa certeza e nem da ajuda que temos ao nosso lado, uma ajuda maior que qualquer posição contrária e que vê nosso profundo desejo de mudança. Confiemos, então, em Deus! E Ele tudo fará!
         Tire você também suas conclusões de Eclo 22, 16 – 18.
         Busquemos a Santidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário