domingo, 25 de novembro de 2012

A Alegria do Senhor é a Nossa Força!

         "Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações."
                                                                                                                          Eclo 30, 21     

         No post de hoje, vamos refletir sobre os males da tristeza, sobre os benefícios da alegria e sobre como mudar sua postura diante de situações onde o único caminho parece ser entrar em desespero. Tendo como guia as palavras de Eclesiástico 30, 21 - 25.
         Durante toda a vida, deparamo-nos com momentos que nos levam ao extremo. Ficamos irritados, estressados, tristes, desmotivados, angustiados, às vezes a gente sente essas coisas em situações diferentes, ou tudo num período só. São problemas e dificuldades, dúvidas e desesperança, se fazendo tão presente, que quase deixamos de existir, parecemos muito menores. E até porque, o problema vem sempre num tamanho considerável, porém com grande capacidade de crescimento, e eles se alimentam de nós, a cada queda, a cada fraquejo, ele vai nos consumindo, retirando nossas forças, nossa alegria e nossa capacidade de acreditar. E então, aquele problema de tamanho razoável, e que poderia ter sido resolvido aos poucos, tornou-se um monstro, engoliu você.
         E agora você passa a ser só medo, choro e angústia, não vê saída. Uma coisa leva a outra, e se nos deixarmos abalar, perderemos, aos poucos, o controle. Pena que ainda não inventaram uma maneira de colocar todo e qualquer problema debaixo da sola do nosso sapato como um frágil besourinho. Mas como isso ainda não aconteceu, precisamos saber como lidar com essas pedras no caminho.
        É realmente difícil manter a cabeça em pleno funcionamento diante das tribulações. Antes, o que mais me enfraquecia era a ira, e até hoje ainda sinto dificuldade em lidar com ela. Era por esse pecado, que os problemas sugavam de mim o que eu tinha de bom, como a paciência, que é extremamente fundamental para resolver problemas. Hoje, minha fraqueza chama-se ansiedade, é por ela que eu perco a coisa mais essencial em qualquer momento: a capacidade de acreditar, de manter viva a minha fé. A angústia só me traz a dúvida, a desesperança. Nesta parte estou sendo bem pessoal porque ainda não vivi o bastante para lidar com todos esses sentimentos ruins que nos atacam quando estamos em apuros.
        No entanto, como cada pessoa tem obstáculos e fraquezas, eu peço que você pense no seu problema, ou seus problemas, agora,pense quais são as armas que fazem mais estrago em você: a angústia, a ira, a depressão, a introspecção, o poder de decisão, o egoísmo, a inveja. Veja quais são as consequências secundárias que este problema traz a vida. Você tem se afastado de Deus? Da sua família? De seus amigos? Do seu trabalho? Da convivência com outras pessoas? Se sim, não permita que isso continue! Você é mais forte porque sua força está em Deus, e maior que Ele, não há!
"...Ninguém fique triste, pois a alegria de Deus é a vossa força." 
                                                                                                      Ne 8, 10 
        É aí que está nosso desafio, manter-se firme e principalmente alegre, diante dos problemas. É com uma postura feliz, viva, que buscaremos o Senhor, e Ele virá em nosso auxílio. Sem a alegria não conseguiremos resolver problema algum. Além do mais, é este bom sentimento que diminui o peso dos problemas e traz-nos ajuda, que vem da família, dos amigos e de Deus, com certeza. Essa é a chave para as soluções, portanto, ANIME-SE!
        Fique em paz e em caso de emergência, disque: 0R4Ç40 (ORE!)
        Busque Santidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário