segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Busque Sabedoria

      Oi, voltei, com um pouco de atraso, mas estou de volta e esse é o primeiro post pós-recesso. Nesse meio tempo fiz algumas pesquisas na bíblia, mais especificamente no livro Eclesiástico, e recomendo-o para todos que buscam a santidade, principalmente os mais jovens, como eu, que necessitam de um pouco mais de orientação devido a nossa pouca bagagem de fé, e Eclesiástico é um livro de linguagem mais objetiva, o que ajuda na compreensão.
      O livro possui respostas sobre várias situações rotineiras, possui conselhos que nos ajudam a tomar decisões e a levarmos para o nosso dia-a-dia um comportamento verdadeiramente cristão, eu recomendo. E se você quiser achar algumas partes interessantes, sem ter que ficar folheando muito (mas esse é jeito ideal, porque assim você vai conhecendo e familiarizando-se com a bíblia e seu formato), eu twittei  alguns versículos legais do livro e você pode achá-los no @busc_santidade, tenho certeza que vai pintar uma curiosidade e você vai ter o prazer, caso não o teve ainda, de se apaixonar pelo livro de Eclesiástico.
      Não só esse livro, mas toda a bíblia, é a verdadeira fonte de sabedoria, já vi alguns versículos que falavam sobre isso, mas ainda não consigo memorizar, um dia eu conseguirei. E depois de algumas rápidas folheadas, confesso, a não ser quando paro em Eclesiástico, pude perceber a diversidade de assuntos que a bíblia aborda: todo tipo de relacionamento, condutas sociais, dinheiro, amor, erros, arrependimentos, amizades, matrimônio, trabalho, enfim, posicionamentos sobre praticamente tudo. É realmente onde você encontrará boa parte da força, e do alimento necessário para fortalecer a sua fé.
     Basta força de vontade, disposição e fé, para conseguir interpretar as lições bíblicas. Sim, interpretar, acho que mais do que qualquer outro livro, a bíblia pode ter a mais diversas interpretações, pela sua vastidão de conhecimentos e pelo próprio homem, que não pensa com singularidade. Porém isso não nos interessa muito. O importante é não desistir fácil, não é necessário devorá-la como fazemos com outras literaturas mais populares. Ler um trechinho por dia, e tentar colocá-lo em prática, além de acumular os conhecimentos, é o suficiente.
     Abaixo segue um trecho do último capítulo de Eclesiástico. Nele, o autor expressa a importância que a sabedoria possui em sua vida e como ele buscou-a.
     "Na minha juventude, antes de viajar, em minha oração procurei abertamente a sabedoria. Diante do santuário, eu a pedi, e até o fim vou procurá-la. Meu coração se alegrava em sua flor, como na uva que amadurece. Meu pé andou pelo caminho reto, e segui suas pegadas desde a juventude. Inclinei um pouco o ouvido para recebê-lo, e acabei encontrando ensinamento abundante. Com ela, fiz progressos, e por isso vou agradecer a quem me concedeu a sabedoria. Sim, eu resolvi colocá-la em prática, e procurei ardentemente o bem, e não serei confundido. Minha alma lutou para possuir a sabedoria e observei atentamente a lei. Estendi minhas mãos para o alto, deplorando a minha ignorância. Para ele dirigi o meu desejo, e a encontrei na pureza. Com ela, desde o princípio, adquiri inteligência, e por isso não serei abandonado. Minhas entranhas se comoveram quando eu a procurava, e por isso adquiri um bem precioso."Eclo 51, 13-21
    Fiquem em paz e esperem no Senhor! Não deixem de buscar a Santidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário