segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Caminho de Emaús

     Algumas semanas atrás, fui escolhida para conduzir a reunião de crisma junto com outras duas companheiras de crisma, foi aí que me deparei novamente com a história do caminho de Emaús, novamente, por que quando criança escutava muito um CD que cantava esta história.
     Dessa última vez, fui levada por um olhar diferente sobre a história e queria com este post compartilhar e refletir mais uma vez sobre este novo olhar.
     "Nesse mesmo dia, dois discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam a respeito de tudo o que tinha acontecido." Lucas 24; 13-14
     Neste momento, os discípulos estão extremamente tristes e sem esperança por causa da morte de Jesus, pensam que a missão de evangelizar havia ido junto com ele.
     "Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e começou a caminhar com eles" Lucas 24; 15
      "Então, começando por Moisés e continuando por todos os Profetas, Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele." Lucas 24; 17
      Passados três dias da morte de Jesus, os dois discípulos ainda não tinham certeza sobre a ressurreição. Tão tristes, não perceberam que era realmente Jesus, que ia reanimando-os falando das escrituras (onde encontramos sabedoria e força para nos mantermos firmes em nossa missão de evangelizar).
      "Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles porém insistiram com Jesus (dizendo: Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando). Então Jesus entrou para ficar com eles. Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois partiu e deu a eles. Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém desapareceu da frente deles." Lucas 24; 28-31
      Apenas no jantar, eles recordam a Santa Ceia e reconhecem Jesus, enchem-se de esperança novamente.
      "Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os Onze, reunidos com os outros." Lucas 24; 33
     Depois do episódio do jantar, eles já não são os mesmos, estão cheios de alegria e vontade de anunciar o Jesus Vivo!
     Agora que você conhece os principais fatos da história de Emaús, que tal trazê-la para o que você vive hoje, a seguir estão algumas perguntas para reflexão:

  • Você já encontrou o verdadeiro caminho ou ainda está sem perdido, sem esperança ?
  • Você já encontrou aquela luzinha que se aproxima cada vez mais? Entendeu que a verdadeira fonte de conhecimento está na Bíblia?
  • Você já com Jesus, reconhecendo-o, encontrando-o nas pessoas próximas ou em ações que você costuma tomar?
  • Você já está novamente no caminho para Jerusalém, alegre, depois do encontro com Jesus, querendo anunciar suas maravilhas, levar sua palavra, estando certo que ele está VIVO!?
     Em que parte do caminho você está? Se você respondeu de duas a quatro vezes, não, quer dizer que alguma coisa tá meio torta em sua vida, não acha? Talvez seja hora de mudar, reconhecer esse Jesus Vivo, deixá-lo transformar você.
    Numa missa, acabei sabendo que João Paulo II, dizia que o Belo Horizonte da Igreja era a Juventude. Se você não for exatamente jovem em números, não tem a menor importância, pois não existem velhos, só jovens a mais tempo, portanto buscar a santidade deve ser objetivo de todos.
    Anuncie este Jesus VIVO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário