quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Deus está no controle!

        No post de hoje, o personagem bíblico que vamos ter como exemplo é Jonas, é sobre uma de suas histórias que vamos refletir. A mensagem encontrada no livro de Jonas 2, 1-11, fala sobre alguns aspectos da vida, como a agonia e as preocupações, que nos cercam constantemente durante toda a vida; sobre a importância da reflexão; sobre o papel de Deus em nossas vidas; e ainda, sobre o poder da oração, quando há entrega, fé e confiança na grandeza do Senhor. Bastante coisa, né?
        O trecho do livro de Jonas, abordado hoje, é uma mistura de saberes, encontrados em vários salmos, por isso é necessário lê-lo e interpretá-lo em sua totalidade, mas dentre esses saberes, os que chamaram a minha atenção foram aqueles que eu já citei no primeiro parágrafo.
        Vou começar pelas agonias. Neste episódio, Jonas compara sua situação a estar preso dentro do ventre de um peixe, sozinho num imenso mar, situação mortal:
       "Jogaste-me nas profundezas, no coração do mar, e a torrente me envolveu. Passaram sobre mim as tuas ondas e vagas." Jn 2, 4
        E isso faz parte da vida de todo ser humano, independente de quanto tempo já viveu, ou de como viveu. Quem nunca sofreu? Pensou estar sozinho? Quem nunca teve medo? Quem nunca achou que naquela situação, não haveria mais solução? Acontece com todo mundo.
        Aconteceu algo na vida de Jonas, um problema muito maior que ele, um problema tamanho, que o "engoliu", e Jonas era muito menor, não conseguiria sozinho, via-se perdido, sem chances, derrotado, encurralado, impotente, e eu não sei se você que está lendo, passa por isso neste momento, mas muitas pessoas já passaram, muitas pessoas estão passando. Porém, veja, Deus está no comando de tudo, está tudo sobre controle, ele conhece-nos, sabe o tamanho da nossa força:
        "Deus enviou um peixe bem grande para que engolisse Jonas..." Jn 2, 1
        Mas aí você se pergunta: Ele ama-me, certo?
        E eu lhe digo: Correto!
        E você: Mas, se Ele ama-me, por que quereria que eu sofresse?
        E então, eu respondo-lhe: O sofrimento faz parte da condição humana, Jesus Cristo veio à terra, e como os demais, também sofreu, mas manteve a calma, e principalmente, a confiança no amor que Deus tem por nós.
        Deus está no controle. Porém, nesses momentos, nós sempre ficamos perdidos, e é por isso que devemos parar e refletir, refletir sobre os nossos atos, sobre nossa conduta, sobre as coisas a que damos valor, sobre o que deixamos de lado, e principalmente que espaço Deus tem ocupado em nossa vida, o que Ele tem significado pra nós. Veja que Jonas também refletiu:
       "...E Jonas ficou no ventre do peixe três dias e três noites." Jn 2, 1
       Ele passou um tempo considerável em reflexão, pois as coisas não acontecem de uma hora para outra, tudo tem seu tempo. E cada um processa os acontecimentos de uma forma, as vezes isola-se, as vezes suporta tudo como se estivesse carregando um pena, ninguém é igual.
       Depois de pôr os pensamentos em ordem, Jonas encontrou a melhor de todas as soluções, recorreu a Deus, entendeu que Ele é o Senhor de todas as coisas, é maior que qualquer tribulação, é maior que toda angústia, do que todo aborrecimento, do que toda tristeza, do que todo desespero, Ele é maior do que todos os nossos problemas, é muito maior que nós. Então, Jonas entregou ao Senhor todo o seu sofrimento, e orou com fé, acreditando, tendo a certeza de que Deus é maior, é poderoso, e principalmente, ama-o:
      "Na minha angústia invoquei a Deus, e Ele me atendeu. Do fundo do abismo pedi Tua ajuda e ouviste a minha voz." Jn 2, 3
      Após à prece, à reflexão, Deus ouve Jonas, pois Ele não o abandonou nem por um segundo. Ele acompanha nossas lutas, mas nem sempre aceitamos Sua ajuda, não valorizamos o Seu amor e a Sua força, insistimos em lutar só, em provarmos que somos mais, que somos suficientes, e então Deus, como bom Pai, respeita as nossas vontades, as nossas decisões, e mesmo quando O culpamos por nossas derrotas, Ele vem em nosso auxílio:
      "Então Deus mandou que o peixe vomitasse Jonas em terra firme." Jn 2, 11
       É isso gente, espero que vocês tenham gostado, e mais ainda, passem a ver Deus, como Jonas depois de refletir: como único caminho para vida plena, e como Senhor de nossas vidas. Lembrem sempre: Deus está no controle! Continuem Buscando a Santidade e fazendo de Deus o seu refúgio, sua fortaleza, pois maior que Ele, não há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário