quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Exame de Consciência

      O tempo passa com uma coerência que nos cega, acordamos e quando nos damos conta já estamos nos preparando pra deitar, simplesmente o dia se foi. Mas o que fizemos de bom, de ruim, onde devemos melhorar? Geralmente não fazemos esse tipo de retrospecitva diária, por isso eu trouxe aqui uma espécie de quiz, são perguntas que ajudam a refletir sobre as coisas que fizemos durante o dia. Olha aí:
  • Vivi, no dia de hoje, como verdadeiro filho de Deus Pai?
  • Dispus de tempo para falar com ele na oração?
  • Como rezei? Minha oração foi verdadeiro diálogo de filho com Pai e Mãe?
  • Procurei realizar os seus desejos, cumprindo o que lhe agrada?
  • Reconheci todos os benefícios que ele me concedeu durante o dia?
  • Lembrei-me de lhe agradecer por todas as provas de seu amos: saúde, vida, paz?
  • Como aceitei as dificuldades que o Pai Celeste me enviou durante o dia de hoje?
  • Aceitei tudo por seu amor, como contribuição ao Capital de Graças, para a salvação de meus irmãos ou revoltei-me contra sua divina vontade?
  • Procurei hoje ter sempre bons pensamentos?
  • Minhas converas foram sempre dignas de um filho de Deus? Foram honestas e caridosas?
  • Procurei ser nobre no trato comigo mesmo e com os outros?
  • Respeitei a propriedade alheia, evitando prejudicar os outros em seus bens?
  • Fui sincero?
  • Como foram minhas relações com os meus familiares?
  • Tratei a todos com amor e carinho, ajudando a formar um belo reino familiar, semelhante à Sagrada Família de Nazaré?
  • Cumpri meus deveres de estado: deveres de filho(a), de religioso(a), de estudante, de namorado(a), de amigo(a)?
  • Todas as minhas ações deste dia foram agradáveis ao Pai?
  • Soube aproveitar o meu tempo pra fazer o bem?

      São bastante perguntas, caso você tenha respondido todas elas positivamente, PARABÉNS, continue assim, caso contrário, não desista, mude !
      A paz de Cristo pra você ! Continue querendo a santidade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário